O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

 
notícias
04/06/2014 - 22:48h
Torneios 2014 – Novidades na forma de pontuação

TORNEIOS 2014 – NOVIDADES NA FORMA DE PONTUAÇÃO

 

I – FORMA DE DISPUTA

Assim como ocorre no futebol, os locais em que não são disputados Torneios de Curiós ou de outros pássaros com o que há de melhor, tende a não evoluir tecnicamente. Isso vai além do futebol e de torneios de pássaros, acredito que em todas as áreas da atividade humana, onde não se vê uma referência, não há como buscá-la.

De nada adianta também, eventos esporádicos e não ter continuidade ou seqüência da exibição ou divulgação. De que adianta a Arena da Amazônia, só para disputar uma Copa do Mundo se não chega o Campeonato Brasileiro, em nenhuma das séries.

Portanto, há necessidade de que haja fortalecimento dos Clubes de pássaros, terem um corpo diretivo consistente, agregando um bom numero de associados, parceiro da FEOSP, para que a gradativa evolução seja perene.

Neste ano, a FEOSP recebeu e continua recebendo, grandes Clubes de Pássaros, e grandes e interessantes parcerias têm sido formadas nas regiões, para Torneios de Fibra (CACOTRI, Curió e Bicudos), e para Torneios de Cantos (Curiós e Bicudos), de forma que em prática, esperamos por interessantes resultados, visando beneficiar principalmente o Expositor, sócios de Clubes. 

Além disso, alguns clubes se sentiram ao longo do tempo, esquecidos por não serem incluídos no cenário dos Torneios. Para estes, digo que sempre é tempo para nos unirmos, traçarmos um plano de trabalho e estarmos no contexto para grandes realizações. Vimos também a disposição de clubes  se prontificando em auxiliar outro clube, o que por si só, nos gratifica imensamente.

Nos dias de hoje, a viagem e a estadia para o passarinheiro em geral, ficou muito cara, poucos podem, o que inviabiliza comparecer às competições em locais muito distantes.

Então, foi aprovada na reunião dos clubes da FEOSP, a disputa do Campeonato Brasileiro FEOSP como segue:

1.     Torneio de Curiós, em duas etapas no mesmo dia, exceto em alguns dias, como as que são validas para a COBRAP, ou em dias de exceção como Julho e 05 de Outubro.

2.     Torneios de Fibra, os acordos e parcerias foram feitos por Região, não havendo coincidência de datas dentro dela. 

Enfim, o que vimos foi a mobilização dos Dirigentes de todos os Clubes, a fim de estabelecer parceria para o engrandecimento dos Torneios, visando atender os seus sócios, incentivá-los e buscar novos sócios, da melhor maneira possível.

II – PONTUACAO DO CAMPEONATO

Nesse cenário, para que a pontuação ocorresse visando à apuração apontando tanto quanto possível, o melhor da competição, considerando efetivamente a produção do pássaro, e havendo coerência entre as modalidades, foi adotada a seguinte formula:

1.     FIBRA

Regional: Critério de Pontos conforme a Classificação.

Estadual: Pontuação apurada pela somatória do numero de cantos em cada etapa, tendo em vista outras Etapas do mesmo Campeonato.

2.     CANTO (CURIO e BICUDO)

Pontuação apurada pela somatória das notas recebidas em cada etapa.      

Será obrigatória a participação em pelo menos em 10 etapas, e serão consideradas até 10 melhores pontuações conquistadas ao longo do Campeonato.

III – DISTANCIA ENTRE CIDADES

Veja o mapa de distancia entre cidades, disponível no Site Torneios.org e faca o seu plano de disputa do Campeonato.

IV – JULGAMENTO DE TORNEIO DE CANTOS DE CURIÓS

Evidentemente que muda a forma de julgamento dos pássaros, notadamente no Curió, agora dando ênfase muito mais técnica, mas sem novidades, tendo em vista que se assemelha ao esquema adotado no Torneio dos Campeões, porém no Campeonato a atuação será em dupla como já ocorre há alguns anos.

A proposta é adequar o Julgamento às necessidades atuais.

A disputa e o interesse deverão ser mais acirradas, tendo em vista que aqueles que não pontuavam passa a pontuar pela sua nota recebida. Assim é que aquele Curió Clássico que conseguia o décimo quinto ou décimo sexto com a nota de 6,0, passa a acumular pontos na competição.

Então, em duas etapas, se um Curió de ponta recebe a nota 8,50 e não canta na próxima, fica na classificação geral com 8,50 pontos. O outro curió conforme citamos acima e canta nas duas etapas, na mesma modalidade, na classificação geral ficará com 12,0 pontos.

Em breve estaremos divulgando o Calendário dos Torneios.

Que todos tenham uma excelente temporada. 

 

Junichi Yonemura  
Presidente  

Fonte: www.feosp.com.br


< Voltar
  Home ....| ....Notícias .....| ..... Videos.....| .... Fotos ....| ..... Recados ....| ..... Torneios ....| ..... Atualidades.....| .... O Curió .....| .... Contato  

www.curiopraiaclassico.com.br - 2008/2012 - Desenvolvimento: