O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

 
notícias
18/12/2007 - 00:17h
Comentário do Torneio dos Campeões

 

Gostaríamos de pedir aos amigos que reproduzem nos seus sites os comentários por nós divulgados, que como de praxe, citem a fonte, obrigado.

TORNEIO DOS CAMPEÕES

A SERCA e a FEBRAPS, como de costume, nos deu nesse evento, muita tranqüilidade e conforto para que pudéssemos fazer os nossos trabalhos. Cercado pela grande multidão dos aficionados pelo Canto de Curiós, presenciamos no dia 16.12.2007, o Torneio dos Campeões, em estacas unificadas, envolvendo as Categorias Clássico e Pardo. Essa nova forma de apresentação foi coroada de sucesso, porque propiciou que todos ouvissem também os filhotes cantando com muita categoria.

Vimos assim o Torneio: 

CATEGORIA  - CLÁSSICO

Parece-nos que por ocasião do Torneio dos Campeões, o ambiente se torna tenso, devido à importância e a expectativa que cerca o evento. E nessa ocasião, alguns Curiós também parecem sentir isso, e fazem apresentações acanhadas, mas outros se apresentam muito bem, como foi o caso do DRAGÃO, inconteste em supremacia nos quesitos voz, melodia e andamento, numa perfeita harmonia, qualidades que o faz Campeão dos Campeões, modalidade Clássico com Repetição, na temporada de 2007, de forma que reiteramos os nossos parabéns ao Sr.João Ferraciolli. 

No mesmo patamar na média de notas e também se apresentaram muito bem, nos propiciando ouvir cantadas com muitas repetições, classificaram-se o CARGA PESADA  em segundo, e o VIOLA NETO, em terceiro lugar. As apresentações desses, com qualidades incontestáveis, valorizaram em muito, a conquista do Campeão, construída com diferenças milimétricas. Parabéns também aos Senhores Cláudio Grannai e Luciano Tozzi Nogueira. 

Tecnicamente o MENINO PRODÍGIO se houve muito bem, entretanto, tenho a convicção de que ficou em quarto lugar, devido a apresentação superior dos três anteriormente citados. Esse é digno de admiração, pois é o Campeão da Temporada de 2007, pela FEBRAPS, na modalidade. Portanto, parabenizamos o Sr. José Roberto Moretti, pelas importantes conquistas. 

O WOLVERINE é um dos que não sentiu e fez uma apresentação muito boa, igualável aos três primeiros, conseguindo o seu quinto lugar. Parabéns, Sr.Alexi Gutierres. 

Na modalidade sem repetição, classificou-se em primeiro, o MINOTAURO, deslocado para essa, apesar de ser o Vice-Campeão da Temporada, com repetição. A sua apresentação caracterizou-se pela boa voz, andamento e melodia. O JP também se deslocou de modalidade, e obteve o segundo lugar. O competente FRAGMENTO, Vice-Campeão da Temporada 2007, sem repetição, e Campeão do Torneio dos Campeões em 2006, com repetição, obteve o terceiro lugar. O quarto foi o CELEBRIDADE , que na temporada alternou pontuação entre sem repetição e com repetição. GARRINCHA, o terceiro da temporada na modalidade ficou em quinto. Na temporada de 2006, esse curió chegou a vencer Etapas, com repetição, como aconteceu no Torneio de Campinas.

Notem portanto, que esses não são os ‘especialistas’ na modalidade sem repetição. Esses parecem ter sentido o Torneio, e fizeram apresentações abaixo do que estamos costumados a assistir, sem no entanto, deixar suas características e qualidades individuais. Portanto, parabéns aos proprietários desses craques.   

CATEGORIA  – PARDO

 

No passado, argumentávamos que dificilmente haveria um Campeão de pardo para cantar com as notas de um Clássico, emitindo 9 quim-quins,  por duas vezes no tempo regulamentar e na estaca. Em 2007, os filhotes provaram o contrário. Eis que os três finalistas se apresentaram num bom nível de repetição, além de terem feito o Campeonato dessa maneira. Isso vem demonstrar a evolução na criação de curiós, após sucessivos cruzamentos entre boas raças, tanto na repetição como no aprendizagem. 

E venceu como repetidor, o SONHO VIVO, do jovem Igor Ferreira Moreira. Dono de uma cantoria de muita categoria, emitiu lindas cantadas de 11 e de 14 quim-quins, entre outras.  O PANTANAL DO VALE, do Sr. João Fernandes, que ficou em segundo lugar, também se apresentou muito bem emitindo cantadas com 15 e 11 quim-quins, dentre outras. Possui uma boa cantoria, através da qual conquistou o Vice-Campeonato na modalidade. Acredito que o MURALHA, do Dr. Antonio Pêcego tenha sido a sensação, tendo em vista vários primeiros lugares ao longo deste Campeonato Brasileiro de 2007, brilhantemente conquistado, e por antecipação, tal como fez um certo time paulista. E ainda sobrou gás para o terceiro lugar no Torneio dos Campeões. Acredito também, que esse tenha sido o pardo com maior regularidade de repetição que tenha disputado um Campeonato. Os nossos parabéns aos proprietários.  

Como sem repetição, o Campeão foi SETE BELO, criado e educado no canto pelo Darcio Botelho, ficou o Campeonato todo, passa e não passa para repetição. Chegou a emitir cantada com 11 quim-quins, mas não confirmou a condição. Todavia, conquistou merecidamente o seu lugar de destaque nesse Torneio, e também o Vice-Campeonato de 2007 na categoria.

O IMPERADOR de Osni Lázaro Borderes, que conquistou o 2º lugar, se apresentou tipicamente como não repetidor, entretanto com muita virtude, dentre elas, firmeza nas notas e arremate no canto.

O COIMBRA, do Dimas, que conquistou o terceiro lugar, surpreendentemente, não se classificou como repetidor. MIRACATU 17 e ANTARES, do Juvêncio, que fizeram bom campeonato, o Miracatu 17 dentre os repetidores, e Antares que por vezes classificou-se como repetidor, completaram o podium dessa categoria.

Parabenizamos os proprietários de todos eles, pelas brilhantes conquistas.

Enfim, os nossos agradecimentos a todos os competidores que fizeram mais uma temporada de canto de Curiós, não se esquecendo jamais, de lembrar e parabenizar os criadores, que são pilares da boa qualidade que se pode notar nos dias de hoje.
 

Junichi Yonemura


< Voltar
  Home ....| ....Notícias .....| ..... Videos.....| .... Fotos ....| ..... Recados ....| ..... Torneios ....| ..... Atualidades.....| .... O Curió .....| .... Contato  

www.curiopraiaclassico.com.br - 2008/2012 - Desenvolvimento: