O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

 
notícias
14/07/2010 - 14:47h
Principais alterações no regulamento 2010

REGULAMENTO DO CANTO DE CURIÓS EM 2010

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES

 

O primeiro regulamento de Canto de Curiós da FEOSP que acaba de ser divulgado, privilegia a melhoria na qualidade de vida dos participantes e envolvidos, bem como aproveita o período do dia em que os curiós geralmente se desempenham melhor. Para isso, busca abreviar o tempo de permanência dos Curiós no recinto do Torneio, bem como reduz o tempo de espera do expositor, para se conhecer o resultado, e ao mesmo tempo, aumenta a capacidade de número de participantes. Acreditamos que essas ações, se compatibilizam com as expectativas de premiações e troféus que serão oferecidos, angariados através dos eventos que acontecem antes e no decorrer da temporada. 

 

Esse regulamento, que foi concebido pelo Departamento de Cantos de Curiós, tem como base, o regulamento através do qual nos orientamos até 2009, com as adequações, conforme mencionado, e também, considerando sugestões de expositores que convergem com as premissas traçadas.

 

A organização dos Torneios contará com apoio dos meios eletrônicos, disponibilizados através do site Torneios.org, desde a inscrição, até a divulgação dos resultados.

 

Salientamos que, uma das condições básicas para ser um participante de Torneios, é possuir o numero do CTF – Cadastro Técnico Federal do IBAMA, e ser sócio de um clube de pássaros, a fim de poder se cadastrar no Site Torneios.org. No Estado de São Paulo, esse clube tem que ser obrigatoriamente filiada à FEOSP. Os demais procedimentos estão citados no item 3.3.4 do Regulamento.

 

São as principais alterações e providências que deverão ser tomadas pelos expositores, a saber:

 

Da Inscrição (item 3.3.):

 

Serão feitas antecipadamente pela internet, no site www.torneios.org.br, com seu inicio duas semanas de antes, ou seja, inicia-se as 12 h da segunda-feira anterior a semana do evento, e encerra-se as 12 h da quarta-feira da semana do torneio.

 

Os pagamentos serão feitos exclusivamente via boleto, a ser impresso no ato da inscrição, para comodidade dos expositores.

 

Exemplo: Torneio de Botucatu – dia 01.08.2010

 

Inicio das inscrições: 19.07.2010 a partir das 12 h.

Término das inscrições: 28.07.2010 até as 12 h.

 

O produto desse procedimento, além do controle de inscrições pagas, e a relação de pássaros que competirão no Torneio, sem haver número pulado.

 

Nota: Poderá ser apresentado em estaca, somente o Curió que for inscrito na competição, não havendo nenhuma possibilidade de substituição. Haverá conferencia de anilhas conforme citado no item 2.4., do regulamento.

 

Do Horário (item 3.4.):

 

Os Torneios se iniciarão às 7h e 30m, horário de Brasília, e não mais as 8 h. Dessa forma, prevemos que, no torneio de mais longa duração (60 pássaros), possa se encerrar no máximo até as 13 h.

 

Dos Juízes (item 5.1.):

 

A mesa julgadora será composta do juiz titular e do juiz auxiliar, pré-escalado pela FEOSP, e um mesário da Cidade patrocinadora. A critério da FEOSP poderá ser utilizado 2 ou mais juízes titulares, quando as notas serão somadas e divididas.

 

Essa composição, que auxiliará o Departamento de Cantos de Curiós, na reciclagem e aperfeiçoamento de julgadores, tornará o julgamento mais apurado e ágil.

 

Contagem do Tempo na Estaca:

 

A contagem do tempo se iniciará 20 segundos após o pássaro adentrar o recinto da estaca.

 

Porém, o julgamento do canto se iniciará após pendurado na estaca e sem capa.

 

Atentamos para que o expositor, ao pendurar a gaiola, não o faça com o Curió cantando, porque, ao pendurar na estaca e sem capa, será considerado omissão, as notas que estiverem faltando.

 

Por exemplo: Se iniciou o canto com a gaiola na mão, e no instante que pendurar na estaca estiver iniciando o módulo de repetição, o módulo de entrada de canto será considerado omisso.

 

Desta forma, aqueles que demoram a ‘colocar’ o pássaro em julgamento, terão o correspondente tempo diminuído no tempo de apresentação.

 

Das estacas (item 5.4.3.): Poderá haver dois torneios, no mesmo dia e local, valendo pontuação como se fossem torneios distintos, caso a categoria ultrapasse 60 (sessenta) inscrições. Essas duas estacas serão organizadas, considerando-se em uma, os números de inscrições impares,  e em outra, os números de inscrições pares.

 

Se uma pessoa se inscreveu no numero 68. Logo imaginaria que será o 68º a se apresentar. Contando com inicio as 8 h, e 4 minutos de apresentação, seria chamado por volta das 12 h e 50 m.

 

O que acontecerá:  Será o 34º a se apresentar, na estaca destinada aos pares, e iniciando-se às 07 h e 30m, com 5 minutos de apresentação, a sua chamada estará sendo prevista para as 10h e 20 m.   

 

Exemplo:  

 

Estaca Única(apresentação 4 minutos)

Estaca A (até 40 inscritos - apresentação 5 minutos)

Estaca B (até 40 inscritos - apresentação 5 minutos)

1

1

2

2

3

4

3

5

6

4

7

8

5

9

10

6

11

12

7

13

14

8

15

16

9

17

18

10

19

20

 

Nota-se que o número 20 de inscrição se apresentará como o 10º na Estaca B, e tendo sido iniciado as 7:30, a previsão de apresentação é as 8:20.

  

Conclusão:

 

  1. Os torneios terão auxilio da informática, modernizando os processos. Por exemplo, inscrição, registro de pagamento, mapa para registro das notas e classificação (resultado final).
  2. Possibilitará apresentação de mais Curiós, e não haverá possibilidade do expositor apresentar o seu curió demasiadamente tarde, quando o desempenho não é mais o mesmo.
  3. Não haverá possibilidade do expositor, organizador, julgadores e outros, permanecerem num Torneio até as duas ou três horas da tarde. Tendo 80 concorrentes, em duas estacas, é possível terminar o torneio por volta das 11 h, e sair do recinto no mais tardar as 12 h, o que convenhamos, melhora a qualidade de vida de todos.

JUNICHI YONEMURA


< Voltar
  Home ....| ....Notícias .....| ..... Videos.....| .... Fotos ....| ..... Recados ....| ..... Torneios ....| ..... Atualidades.....| .... O Curió .....| .... Contato  

www.curiopraiaclassico.com.br - 2008/2012 - Desenvolvimento: